Quais funcionários ganham mais nas padarias?
Quais são as funções ou habilidades que serão mais valorizadas e reconhecidas dentro da sua, da minha padaria, do seu negócio de alimentação?
Muita gente me pergunta sobre 2020, agora que começou uma nova década, como que vai ser? O que eu acho que vai acontecer? O que eu tenho certeza é que 2020 vai ser um ano muito bom financeiramente para todos nós que temos negócio, mas lembrando que é bom para quem está preparado e para quem está investindo também. Mas, vamos lá, quais são as habilidades, quais são as funções que mais vão ganhar dentro das nossas empresas? Você já parou pra pensar? E o que deve ser treinado por essas pessoas?
Quando eu comecei trabalhar à 20 anos atrás dentro de uma padaria ,quem é que ganhava o maior salário? Em São Paulo capital, as grandes pradarias nascendo e quem mais ganhava dentro de uma padaria era o confeiteiro, isso acontece até hoje em muitas padarias antigas/tradicionais que ainda não mudaram seu modelo de negócio. O confeiteiro ganhava mais que todos os outros, em segundo lugar era o padeiro o Doutor Bonfim sabe muito bem disso, em quarto, quinto, sexto lugar era o gerente/líder olha como as coisas mudaram, hoje quem mais ganha dentro das empresas são os líderes, portanto se você deseja ganhar mais você vai precisar liderar alguém nem que seja uma pessoa dentro da empresa que você trabalha, se você é dono você precisa praticar essa habilidade também de liderança. Então as quatro habilidades que serão mais reconhecidas.
Número um é a LIDERANÇA, não é uma coisa nova, mas é uma coisa que eu preciso falar para você fazer do jeito certo. Como que você lidera alguém? Você lidera alguém sendo consistentemente, presente na vida daquela pessoa para o bem e para o mal, corrigindo, sendo coerente, sendo exemplo, falando através das suas atitudes e não das suas palavras. O líder de hoje ele precisa entender que ele não vai agradar todo mundo, então superar as críticas e não só deixar com que elas façam mal pro seu trabalho, também é uma habilidade que será muito exigida daqui pra frente. Então quem deseja ganhar mais dentro de uma confeitaria, de uma padaria, precisa saber que vai ter que aprender a liderar porque quem Lidera hoje ganha mais e esse é o mundo de hoje. ‘Ah o confeiteiro vai ganhar menos, o Doutor vai ganhar menos?’ Não, tem nada disso! Cada um tem o seu valor e é claro que quem investe em conhecimento continua ganhando muito bem, mas as funções que exigem liderança é com certeza as funções que serão mais reconhecidas financeiramente daqui pra frente. Vou dar um exemplo de como você se torna um líder, na semana passada encontrei um amigo na praia, um amigo de infância que me contou de um caso que até me veio na cabeça essa situação de líder. ‘Ewerton, eu estou muito feliz porque o filho da minha namorada ele me reconheceu como pai e aquilo me deu uma emoção muito grande, ele falou pra mim que eu era o segundo pai’. É claro que ele sabe que ele tem um primeiro pai, mas porque ele foi reconhecido como pai de uma criança uma criança que não é dele? Porque ele estava ali presente em todos os dias nas situações difíceis, nas situações fáceis, nos dias alegres, nos dias felizes, nas formaturas, nos dias de doença, nos dias de decepções, nos dias de chuva e de sol. Ser líder é o mesmo que ser pai, quando você é reconhecido como líder é o mesmo que acontece quando você é reconhecido como um pai, pois o pai não é aquele que dá tudo que o filho quer e que é que deixa fazer o que quiser, não é nada disso! Pai é aquele que corrige, que orienta, que está presente, que se faz presente, que exerce a sua liderança pelo seu exemplo e não pela força. Acontece que muita gente quando recebe ‘o poderzinho’ na mão e eu falo que o jaleco de gerente, ele traz consigo um poder e muita gente se perde rapidamente, pois começa a abusar dessa confiança. O líder é a pessoa que ele tem que fazer com que toda a equipe siga o seu exemplo, trabalhe pra ele, por ele, pela empresa e ele tem que entregar muito resultado para a empresa, só que quando esse líder começa a achar que a empresa é rica esse líder se perde rapidamente, ele vai ser incoerente com seu exemplo e uma hora ele vai ter que agir com força porque ele vai ter que demitir todo mundo e isso vai gerar um transtorno imenso. Então, é uma habilidade que com certeza deve e tem que ser muito reconhecida.
Segunda habilidade é que eu acredito que seja mais importante para os novos tempos que é a habilidade de ter uma INTELIGÊNCIA EMOCIONAL apurada, o que é isso? Não é saber controlar emoções, ninguém consegue controlar emoções. Eu lembro de um amigo que perdeu um dedo e aí ele dizia que você sente dor se você fizer um corte na sua mão com uma faca, agora se você perder um dedo por incrível que pareça você não vai sentir dor, porque o nosso cérebro automaticamente baseado nessa emoção ele desliga o nosso sentimento de dor, ele faz com que a gente não sinta aquilo pra que a gente possa resolver tudo que a gente tem que resolver para não morrer, pra gente sair naquele problema, é incrível como nosso cérebro automaticamente responde tudo isso, Deus que criou essa máquina super poderosa. Então ter inteligência emocional não é saber controlar a emoção? Não, por que ninguém controla a emoção, a emoção ela vem de um processo mecânico no nosso cérebro que é automático e a gente não consegue controlar, o que nós conseguimos controlar é o nosso comportamento diante das nossas emoções. O líder que é muito nervoso, muito estressado, que toma medidas drásticas, ele vê alguém fazendo uma coisa errada ele grita, esse líder ele precisa entender e saber se relacionar bem com as pessoas para fazer a empresa andar bem. Então o que essa habilidade tão importante exige? Ter inteligência emocional nada mais é do que você reconhecer essas próprias falhas emocionais, conhecer o seu perfil emocional e baseado nisso você saber se comportar melhor para que você aja de forma mais eficiente e ganhe tempo, por exemplo, se você já sabe que vai estourar com aquela pessoa e que isso pode gerar uma demissão, um custo a mais para a empresa não só financeiro, mas um custo de tempo de ter que contratar outra pessoa treinar, outra pessoa justamente porque o seu perfil emocional é assim assumir o radicalismo, se você não pode ver coisa errada o que tem que fazer? Se afastar, fingir que não viu e na hora certa, quando passar o nervosismo, chama aquela pessoa de canto e conversa. É você saber usar isso a seu favor e isso é ser inteligente emocionalmente, vá por mim, essa mobilidade muito requisitada nas grandes empresas e que você precisa trabalhar em você sendo dono, sendo funcionário de qualquer empresa.
A terceira habilidade é a CRIATIVIDADE, hoje em dia com tantas novidades, com tantas questões, a internet o mundo digital, tantas fotos, tanta informação a gente não sabe como criar coisas novas, mas tem tanta coisa nova por aí que basta a gente pesquisa um pouquinho que a gente já consegue mudar o formato de um pão, de um bolo, sendo criativo a gente consegue conquistar outro cliente, ser criativo também é fazer com que você olhe para o desperdício de outra forma, por exemplo, o que eu posso fazer para diminuir o desperdício da minha padaria? Como eu posso ser criativo para dar uma destinação melhor para o meu lixo? Assim eu consigo devolver algo melhor para a sociedade, para que eu possa fazer a minha diferença no mundo. Ser criativo vem da criação de você criar coisas novas, então seja criativo, invista tempo em aprender essa grande habilidade também.
A quarta que talvez seja a mais importante de todas, é junto com a inteligência emocional, que é CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS. Eu não vou criticar, porque eu não gosto de criticar a criação de pais e de mães, é que hoje em dia, a sociedade vive um momento que a gente passa a mão, a gente não quer que muitas vezes nossos filhos passem pelo que nós passamos e é um grande erro, porque eles têm que passar por frustrações para que se tornem pessoas mais fortes, mais firmes, adultos mesmo e não adultos infantis, essas pessoas têm uma dificuldade em resolver problemas, porque basicamente elas não passaram por problemas na infância. Então quem tem essa habilidade? Quem treina essa habilidade? Aquela pessoa que chega para o dono da empresa e diz o que aconteceu um mega problema, já vem com a solução e resolve. Essas pessoas têm um valor muito grande para sua empresa, pra minha empresa, então vale a pena treinar essas habilidades, liderança, inteligência emocional, criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Quem treinar essas quatro habilidades para essa próxima década pode ter certeza que vai ganhar muito mais do que sendo o dono, sendo empregado, trabalhando por conta própria dentro de casa, você precisa trabalhar dentro dessas habilidades e o que eu sempre falo a gente consegue treinar, porque são habilidades que com treino, com prática e o treinar não é ler livro e não praticar, a gente precisa ler o livro e adquirir conhecimento, mas colocá-lo em prática todos os dias porque a gente vai ter uma habilidade constante. Tudo aquilo que a gente treina com muita constância nos devolve uma habilidade muito grande com o tempo é só o tempo que faz a gente ter habilidade, então, vamos treinar, vamos praticar que eu tenho certeza que você vai ter muito mais resultado.
Espero que tenham gostado do tema!
Um grande abraço!